quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

A poeta e sua memória na UFABC


A minha história pessoal está indelevelmente ligada à história da região onde vivo e trabalho há 46 anos, o ABC, região metropolitana de São Paulo.           

Compulsiva, tenho por hábito recolher, registrar e guardar aquilo que por mim passa. Tanto é verdade, que estou virando peça de Museu. Essa condição, mais o mergulho na memória desta minha quase insana trajetória de ativismo cultural, ainda que o  reconhecimento seja desejável e honroso, não tem sido fácil.
            
O questionamento e a certeza de saber que isto, via de regra, acontece, após ultrapassarmos il mezzo del cammin di nostras vitas que, no meu caso, há muito já ultrapassei, aponta para a certeza da inevitável finitude. O vídeo do link abaixo, é um teaser retirado das mais de 12 horas de depoimentos que gravei para a equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e fala desses “compartimentos” diversos dos meus campos de atuação e interesse.

            
Juntamente com uma parcela do acervo do Núcleo Alpharrabio de Referência e Memória, esse material de história oral (a minha) fará parte do recém-criado Departamento Histórico e Cultural da Universidade Federal do Grande ABC - UFABC. Sou imensamente grata à Profª Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky, que desde 2013 muito se empenhou para que seu projeto inicial de pesquisar, conservar e preservar esse acervo hoje venha se tornando uma realidade.

            
Entretanto, sem a jovem e entusiasmada equipe da Pró-Extensão e Cultura da UFABC, PROEC, composta de servidores, estudantes, estagiários e voluntários, tão competentemente coordenada pela historiadora e servidora daquela Instituição, Caroline Silvério, responsável pelo setor de Ações e Projetos, provavelmente não teríamos chegado até aqui da linda maneira que chegamos, com este projeto transformado em Ação Estratégica daquela Pró-Reitoria, ou seja, sem depender mais da concorrência a editais. Estou feliz, agradecida e, naturalmente preocupada, pois dificilmente um projeto como esse é para ser concluído em décadas e tenho dúvidas se posso contar em “décadas” os anos que me restam. De qualquer forma, os primeiros passos foram dados e isso já é muito.


Deixo aqui o meu “Bem haja” a todos/todas que acreditaram e seguem persistindo na utopia da valorização do patrimônio e da memória. 

http://cursos.ufabc.edu.br/digitalplural/arquivo-historico-cultural-do-abc/arquivos/videos/?fbclid=IwAR359nXp695RmdYDFC65KyvSW4fGBavHtxE9LNHNIlLGX_0NMJ_4h8ugZ98


Nenhum comentário:

Postar um comentário