sexta-feira, 5 de julho de 2013

Memória e acarinhamento no rito de passagem II

Conforme prometido no post anterior, deixo aqui registrado mais uma das "mostras explícitas de acarinhamento":

"estranhas formas de vida" é o título do meu mais recente livro (Dobra Editorial/Alpharrabio, 2013). O desenho da capa mais um desenho no miolo são de Constança Lucas, a artista portuguesa que vive e trabalha em São Paulo há muitos anos e com quem tenho a honra de partilhar, há décadas, amizade e inúmeros projetos literários e artísticos. 
Como se já não fosse muito ter me cedido dois desenhos para este meu livro, chegou-me, pelo Sedex, exatamente na tarde do dia dos meus anos, esta surpresa:


O livro era assim:


O exemplar que me chegou foi "redesenhado", "completado", "acrescentado" página a página, da primeira à quarta capa, obra expandida pelas releituras da artista que, por exercer igualmente o ofício da poesia, soube de forma admirável, acrescentar poesia à poesia. Aqui, apenas algumas páginas, para ilustrar o que as palavras não podem traduzir:











Afortunada que sou, tenho agora um livro que é dois livros, obra gráfica e única também, pelos poderes do talento e generosidade de uma artista amiga. Uma parceria, sublinho, que dura já exatos 27 anos, iniciados com o recebimento deste postal, resposta à minha indagação sobre uma revista da diáspora portuguesa, editada na Suíça, da qual Constança era correspondente no Brasil (caminhos tortuosos para consolidar algo concreto e definitivo: uma amizade jamais interrompida:



Bem haja, Constança Lucas!

2 comentários:

  1. O merecimento é algo misterioso e magnanimo. Quisera o mundo ter mais e mais dessas alianças, modelo! Que a AMIZADE rito importante na vida do homem se eternize sempre assim, com carinho e zelo!! Parabéns à ambas pela garantia do Arquétipo e que mais parcerias surjam.Belíssimas imagens. Um forte abraço, Elaine P. Bombicini

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Elaine, caríssima, pela leitura e pelas palavras, sempre bem vindas.

    ResponderExcluir