domingo, 5 de junho de 2016

Ontem, 04.06.2016

Era para ser um sábado de chumbo, cor de chumbo, penumbroso, tristezas a escorrer pelas horas. Mas não. Ali estava um morto, mas não. Ali estava o corpo de um homem a viver na lembrança e na memória viva dos muitos, muitos, que ali estavam a cumprir o rito de passagem do amigo. Ali estava o corpo de ANTONIO POSSIDONIO SAMPAIO, meu amigo de meio século e amigo daqueles e de tantos que, por suas qualidades de ser humano ímpar, recebia o presente da amizade cultivada.
Em tempos cada vez mais voltados para o individualismo e a superficialidade, chega a soar estranho que uma pessoa possa construir centenas de amizades com duração  de vida inteira.  
Mais “estranho” ainda se constarmos que ali estavam, em harmonia, pessoas com posturas políticas das mais diferentes colorações, posições sociais díspares, crenças religiosas sincréticas, escolaridades de todos os níveis, desde aqueles de rudes letras até pós-doutorados e professores eméritos. Registrei na câmara de minha memória, a presença de humildes servidores (da limpeza, do café); operários que recorreram ao causídico em busca de solução e consolo para o seu precarizado contrato de emprego, interrompido por acidentes no trabalho; advogados em exercício e ex-colegas da velha Academia do largo de São Francisco, jornalistas históricos, artistas, escritores mais e menos conhecidos, memorialistas e vizinhos de condomínio, todos despidos de seus atributos e classes sociais. Dos políticos, contabilizei a presença do atual Prefeito e um ex-Prefeito da cidade, um Deputado federal; um ex-Deputado estadual e um ex-Presidente da República. Não, não estavam ali para cumprir nenhum protocolo oficial, até mesmo porque aquele que estava sendo velado jamais frequentou seus gabinetes durante o exercício de seus respectivos cargos.
Todos, indistintamente, vieram com a intenção ÚNICA de se despedir de um amigo, prestando-lhe homenagem.

Assim, com os lápis da diversidade, do sincretismo (baiano, mais que baiano), ali foi traçado o retrato de um homem livre e múltiplo, um homem intransigente em permanente defesa dos menos favorecidos, um ser humano que jamais abriu mão de suas utopias e convicções, de sua crença no ser humano e suas potencialidades. R.I.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário