quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Havia uma feira no meio do caminho

Havia, na manhã desta quinta feira primaveril, uma feira no meio do meu caminho. Saudosa desse antigo hábito que, por força das circunstâncias e do conforto  (? será?)  do supermercado, havia deixado de lado, desacelerei o passo e, sem a obrigação de carregar sacolas ou abastecer a fruteira, usufrui do passeio, das cores e dos cheiros com todos os sentidos.


Tímida (ando assustada com o excesso de "celulares em punho" nas ruas), mas ainda assim, saquei do meu, pedindo permissão aos respectivos donos das bancas fotografadas.




Isto aqui, acredite, não é um armazém, daqueles com portas e trancas que há algum tempo viam-se pelos bairros os chamados "secos e molhados" (enlatados, produtos de limpeza, sacaria com grãos a granel, frios). Este "armazém", é montado todos os dias às 5h30 da manhã para, algumas horas depois, lá por volta das 13h00, voltar para as caixas que serão empilhadas no caminhão. Amanhã, e depois e todos os dias vindouros será assim, numa incrível logística que requer criatividade, força, rapidez e muita disposição. Os fregueses são pessoas de um bairro que possui o metro quadrado mais caro da cidade. Como se explica? Saudosismo? Com a palavra os cientistas estudiosos da vida cotidiana.



Mais adiante... a indefectível barraca de pastéis. Bem, confesso que nos últimos tempos degustei pastéis na feiras apenas em esporádicas "visitas", quando levo "turistas" à feira. Mas era hora de almoço, papilas a darem sinais de fome e... Impossível resistir. É cultural. Todo paulistano/paulista sabe. Lá fui. Refeição complementada pelo caldo de cana da indispensável barraca ao lado.

Estômago e sentidos abastecidos, retomei a caminhada rumo à minha casa, pensando no fascínio que sempre nutri por mercados e feiras. Lembrei de uma crônica que publiquei no já distante ano de 1998, que dizia:

" Com todos os transtornos que acarretam aos moradores das ruas onde são realizadas, as feiras livres representam ilhas de convívio em plena urbe que, inexplicavelmente, ainda as mantém. Diferentemente do supermercado, aqui as pessoas não demonstram pressa.  Se abraçam, param para conversar, sacolas e carrinhos esquecidos atrapalhando a passagem." E assim permanece, inalterável. 


Lá pelas tantas, já cansada, após a caminhada de ida, uma hora de Pilatis e mais a caminhada de volta, ouço uma voz a me oferecer carona. Era Dulce, amável vizinha do prédio onde vivo, dois andares acima do meu, que deve ter percebido o passo claudicante da pedestre. Alegre, aceitei, até porque não são todos os dias que uma carona nos deixa dentro da garagem da própria casa. Sou uma pessoa de sorte. (dtv)

9 comentários:

  1. Ah! os sabores que nos afetam a visão!! Me invadiu uma vontade enorme, (agora tarde da noite) de comer aquele queijo que sempre tem na feira, cura, de furinhos; ah! que saudades da minha infância. Viajei no texto Dalila! obrigado!! um forte abraço, Elaine

    ResponderExcluir
  2. Ao ler o texto dá até pra imaginar, sentir, o burburinho, as imagens, os cheiros que toda boa feira livre nos proporciona. Tem uma aqui, quase na porta de casa, aos domingos. Sabe, acredito que todo paulista que se preza, e tem uma feira perto de casa, acha que o pastel e o caldo de cana de "sua feira" é o melhor que existe.

    ResponderExcluir
  3. feira, pastel, cana, feira, pastel, cana, chama... chama... isaaaaaaaa...

    ResponderExcluir
  4. de fato, minha cara, uma festa para os olhos, infelizmente em vias de extinção nos grandes centros. uma festa para os sentidos! felizmente, há focos de resistência onde podemos nos regalar. não há mercado nem super, nem mini, nem hiper que se iguale.

    ResponderExcluir
  5. A vocês, amigos(as), Elaine, Marcelo, Isa e Rosana, que sempre me honram com sua generosa leitura, o meu agradecido abraço

    ResponderExcluir
  6. passeando com as palavras pela feira, liberdade do gesto a cor o cheiro, fotografia de Dalila ativam e ampliam em vida a cultura popular. Agradecemos! :)

    ResponderExcluir
  7. Também sou fã dos mercados e feiras. Essa do seu bairro, e aquela outra, dos sábados, perto do Alpha, são mesmo ótimas! Curioso que cada uma tem uma atmosfera diferente e quando se muda de cidade, então! Um beijo, Dalila, sabor pastel com garapa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa feira que encontrei no meu caminho não é nenhuma dessas duas, é uma que eu não conhecia "por dentro", no Bairro Jardim. Sim, todas elas possuem sua peculiaridade. Obrigada, Adélia.

      Excluir