quarta-feira, 3 de julho de 2013

Memória e acarinhamento no rito de passagem

Idade nova. No rito de passagem, outro rito ancestral de há muito cumprido, a família em celebração ao redor da fogueira dos afetos. Demonstrações explícitas e implícitas, muitas. Dentre elas, duas marcantes: 1) a que o correio deixou no meio da tarde do dia de ontem (e dela falarei depois); 2) a que se materializou no momento do clássico parabéns, surpresa absoluta. Luzia Maninha, na calada de sempre, "aprontou" mais uma generosidade. Um "mimo" (a coleção já é um clássico no Catálogo das Edições Alpharrabio) com 5 poemas desta escriba, publicados originalmente há duas décadas no Diarinho, suplemento infantil do Diário do Grande ABC, agora ilustrados pelo filho de uma das crianças que os inspiraram, Filipe, meu neto de 5 anos recém-completados. O co-autor de "sonho de há pouco" (título do mimo, retirado de um verso de um dos poemas) não se fez de rogado e, munido de canetas multicoloridas autografou vários volumes para os familiares presentes, com direito a corações vermelhos e beijinhos.  Inteligente como é, com certeza saberá Filipe futuramente discernir o que hoje para ele não passa de uma brincadeira (ainda que "levada a sério") da opção por um ofício que, além de talento, carecerá de muito esforço, dedicação e estudo. Por enquanto, fiquemos com a emoção que o futuro está longe e o momento é de pura descoberta.






Dois dos muitos clics da artista gráfica Luzia Maninha que, além de tudo, também fotografa (e bem):



 Envelhecer assim é tornar o que se espera árduo em pura leveza pelo  milagre do amor. Acreditar. (dtv)

3 comentários:

  1. Fiquei emocionada com o presente e com o seu depoimento. Parabens a todos os envolvidos nessa historia! Pelo jeito, Maninha tambem esta ensinando aos sobrinhos-netos a arte da bocca chiusa. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Dalila e família! Essas delicadezas da vida nos trazem a certeza de que os Dons e a genética tem uma aura de grande e profunda sabedoria! Admiro muito o que me é dado a perceber! Obrigado por compartilhar. Um carinhoso abraço à todos, Elaine.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, caras amigas Adélia e Elaine, pela leitura, incentivo e amizade de sempre.

    ResponderExcluir